Centro de Educação Ambiental Jacuhy (CEA)

O Centro de Educação Ambiental Jacuhy (CEA) está localizado na área pública do Alphaville Jacuhy e funciona por meio de uma parceria privada entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura Municipal de Serra. O local é uma construção sustentável com 345m² harmonicamente integrados a vegetação remanescente que o circunda. Um espaço para a educação patrimonial e ambiental onde a sustentabilidade é o foco na teoria e na prática.

O espaço conta com um auditório devidamente equipado, ampla área verde, tecnologia de energias renováveis, como: carregador de veículos elétricos, energia fotovoltaica, espaço de exposição de produtos solidários, sala exclusiva para exposição de achados arqueológicos da região estudada e ainda espaços flexíveis para múltiplos usos. O projeto tem como objetivo propiciar a comunidade um local para realização de cursos de Capacitação e Exposições Itinerantes, além da educação patrimonial e ambiental, um local onde se possa discutir sobre a sustentabilidade, estimulando o convívio social e a geração de renda entre os moradores da comunidade, além de ser também um espaço aberto a visitações e eventos sócio ambientais.

O CEA Jacuhy foi projetado para proporcionar eficácia na utilização de recursos naturais, tais como:
• Estrutura e esquadrias elaboradas com materiais renováveis. A madeira é o único material construtivo efetivamente renovável;
• Aproveitamento máximo da luz natural em todos os ambientes, condições naturais de ventilação;
• Inserção harmônica na paisagem. 
• O Centro possui também toda a estrutura de acessibilidade para portadores de deficiências locomotora e visual.
A localização privilegiada, a construção sustentável e a proximidade do CEA Jacuhy com o ecossistema manguezal permitiram instituir que o Centro seja a Sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Manguezal Sul. 

APA MANGUEZAL SUL
Localizada nas proximidades dos bairros Jardim Carapina e André Carloni, e do loteamento Alphaville Jacuhy, a Área de Proteção Ambiental (APA) Manguezal Sul foi criada a partir da Lei 3895/2012. 

Com área aproximada de 10,6 km² adjacente ao CEA Jacuhy, a APA permite a preservação e o uso sustentáveis do ecossistema de manguezal, considerado como um berçário para diversos animais, peixes, moluscos e crustáceos. Inserida no Mosaico de Áreas de Manguezal da Baía de Vitória, a unidade de conservação possibilita a proteção da diversidade biológica e disciplina a ocupação do espaço assegurando o uso sustentável dos recursos ambientais. A criação da APA permite ainda o desenvolvimento de projetos socioambientais e de recuperação ambiental, pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

Grande parte das trilhas hoje utilizadas em ecoturismo são caminhos tradicionalmente utilizados por determinadas comunidades para se locomoverem. A Trilha Ecológica do Jacuhy foi aberta tomando como base esta premissa, já que o caminho é utilizado tradicionalmente por catadores de caranguejos e pescadores. No CEA Jacuhy, o visitante pode passear pela Trilha Ecológica, em que conhece mais sobre a fauna e a flora, e suas diversas espécies. A Trilha inicia-se ao lado do Centro e culmina na chegada ao mangue, onde pode ser visto o ecossistema de transição entre ambiente terrestre e marinho da região.

O CEA está localizado na área pública do Alphaville Jacuhy e funciona por meio de uma parceria privada entre a Fundação Alphaville e Prefeitura Municipal de Serra. 

SALA DE EXPOSIÇÃO ARQUEOLÓGICA
Um dos grandes diferenciais do CEA Jacuhy é a sala de exposição arqueológica, um espaço exclusivo no Centro, para a exposição de artefatos arqueológicos encontrados na região da Baía e Vitória. Na sala encontram-se peças retiradas do solo capixaba, que retratam a história do local, além de Mapa de Sítios Arqueológicos da região, linha do tempo, estratigrafia de solos, ilustração de sepultamento e acessórios e ferramentas utilizadas por arqueólogo. 

A mostra é permanente e está aberta ao público e às escolas.

ATIVIDADES
- Visitas Monitoradas;
- Eventos pontuais sobre o meio ambiente;
- Mini cursos com temas relacionados à sustentabilidade;
- Mini cursos de alimentação saudável;
- Oficinas;
- Programa Jovem Sustentável e Curumim Sustentável;
- Capacitações, Palestras e Reuniões, entre outros.

CONTATO
Centro de Educação Ambiental Jacuhy (CEA)
Alameda Augusto Ruschi
Alphaville Jacuhy – Serra / ES
Cep: 29160-612
Rodovia do Contorno, Km 275
(Localizado após a Área Comercial 2)
Horários de atendimento: 08h às 16h30 (segunda a sexta)
Telefone para contato: (27) 3318 0438 / 9 8129 8234
Email: aline.cea.alphaville@gmail.com

SOBRE A FUNDAÇÃO ALPHAVILLE
Criada em 2000, a Fundação Alphaville completa 15 anos com ações espalhadas nas cinco regiões do Brasil.

Caracterizada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), soma mais de 100 projetos implantados, que já beneficiaram mais de 180 mil pessoas e elevaram a autoestima de comunidades locais, formaram grupos de geração de renda e resgataram histórias, dignidade, sorrisos e esperança.

Focada em ações para o desenvolvimento territorial sustentável, a Fundação Alphaville se aproxima das comunidades nas quais atua para identificar o potencial e interesse de cada uma delas. Com base nisso, fomenta o desenvolvimento de projetos pautados em um de seus quatro eixos de atuação (Resgate Histórico e Cultural, Movimento Pró-Consenso, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário).

Associado

Confira nossa área do associado onde são publicados artigos, normas e documentos exclusivos dos associados.

Acesse aqui

Cadastro

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades e notícias!

Contatos

Telefone:(27) 3218-3320

Horário de Funcionamento:
Seg à Qui de 8 às 18 horas,
Sexta de 8 às 17 horas.
A Associação Alphaville Jacuhy (Amaj) Não funciona aos sábados, domingos e feriados

Endereço

Associação de Moradores Alphaville Jacuhy (Amaj)
Avenida Mara Regina Paludo, Quadra 19, Lote 01 – Alphaville Jacuhy
Rodovia do Contorno, km 278
Serra/ES - CEP: 29.161-270

Todos os direitos reservados ©2015 Alphaville Jacuhy